Tuesday, March 07, 2006

Eat, Drink, Be Merry

O titulo deste post nada mais é do que o lema da Dave Matthews Band.
Sou fã, grande fã da Dave Matthews Band desde o seu álbum Before Those Crowded Streets. Contagiou-me o ambiente de jam session desse álbum e vim a descobrir que os álbuns de originais servem apenas de catapulta para aquilo que faz desta banda algo de único, os concertos.
Para grande pena minha nunca tive oportunidade de assistir a um concerto da DMB, principalmente porque desde 1998 que a banda não actua na Europa, quanto mais em Portugal! E saídas do norte do continente americano contam-se pelos dedos das mãos, a última das quais no Rock in Rio... no Rio de Janeiro.
Ainda assim, tendo ganho fama de grande banda ao vivo principalmente em actuações em universidades norte-americanas, gerou-se um grande movimento de gravações ao vivo, criando-se um mercado de bootlegs gigantesco que a banda soube aproveitar colocando à venda inúmeros concertos ao vivo, mas ao mesmo tempo permitindo as gravações audio dos seus concertos por parte de fãs.
Vai daí muito do que me foi chegando do som da banda são os sons dos concertos e que criaram em mim a vontade cada vezz mais crescente de assistir a um seu concerto.
Infelizmente e apesar de serem uma banda multi-platinada nos EUA, esse estatuto não lhes permite ver os seus álbuns editados cá em Portugal pelas vias normais. Grande parte dos álbuns ainda aparecem com a etiqueta Importado o que aumenta o seu preço e os faz cá chegar meses ou anos depois da sua edição internacional.
Mesmo assim, com o desenvolvimento da internet é agora possivel obter as músicas na data de ediçao internacional, quer pelas vias ilegais (downloads piratas) quer pelas vias legais (downloads através de sites como o iTunes ou compra directa no estrangeiro).
Vai daí que seja possivel ir acompanhando a carreira da banda e do projecto a solo de Dave Matthews.
A mais recente edição da banda é um conjunto de álbuns ao vivo de suporte ao lançamento do álbum de originais Stand Up. Ainda não tive oportunidade de ouvir os álbuns ao vivo, mas sim de Stand Up.
Não existirá muito de novo na criação de Dave Matthews, apenas um pouco mais de suavidade nas canções (porque se tratam verdadeiramente de canções que vão muito para além das músicas) e a mesma alma de sempre. Aquela que nos faz sentir felizes ao ouvir cada nota de cada canção, que nos faz acordar para a beleza da vida, para aqueles que nos acompanham todos os dias, aqueles que amamos.
Fiquem então com o alinhamento do álbum e fica a promessa de mais comentários aos novos álbuns ao vivo da Dave Matthews Band.

Dave Matthews Band - Stand Up

Data de Lançamento: 10 Maio 2005
Editora: RCA

1. Dreamgirl
2. Old Dirt Hill (Bring That Beat Back)
3. Stand Up (For It)
4. American Baby Intro
5. American Baby
6. Smooth Rider
7. Everybody Wake Up (Our Finest Hour Arrives)
8. Out Of My Hands
9. Hello Again
10. Louisiana Bayou
11. Stolen Away On 55th & 3rd
12. You Might Die Trying
13. Steady As We Go
14. Hunger For The Great Light

No comments: