Wednesday, May 24, 2006

E o inferno gelou o paraíso

Pois é, finalmente uma banda de hard-rock ou heavy-metal apareceu no Festival da Eurovisão e resultado? Venceu!!! Os Lordi, provenientes da Finlândia, apareceram mascarados de trolls e esqueletos e conquistaram a Europa da canção. Mas porquê?

Esta era a pergunta que Iládio Clímaco fazia quando observava incrédulo as votações e tratava os membros da banda como “monstrinhos” que faziam uma música ruidosa e tentava explicar que teria sido um sentimento de pena e surpresa que levava a este desfecho.

Nada de tão mais falso. Num festival que é dominado por politiquices, em que o vizinho dá a pontuação máxima ao vizinho e vice-versa, assistiu-se a uma votação massiva na banda proveniente da Finlândia. Claro que os que mais ajudaram foram os vizinhos da Noruega, da Finlândia, da Dinamarca, da Rússia, mas temos que achar também compreensível por se tratarem de países onde o heavy metal tem uma maior implantação. Seja como for, o resto da Europa, com excepção de alguns países do sul votaram na música revelando que os europeus estão fartos da canção pop e pretendem que as representações nacionais sejam verdadeiramente originais.

Dá que pensar aos portugueses que nos últimos anos têm apostado exactamente na canção pop… em português. Quando é que vão perceber que o português só dá dimensão ao que é verdadeiramente nosso, o fado e derivados. Aliás os grandes resultados de Portugal na Eurovisão sempre advieram daí, certo?


EMP: Get your free magazine now!

No comments: